Cancelado em 2013 por causa do incêndio na Kiss, o Desfile Farroupilha, no ano passado, não teve carros alegóricos por problemas com a prefeitura e muitas entidades foram interditadas pelos bombeiros. Neste ano, evento corre o risco de não ter cavalos por causa do mormo, doença infectocontagiosa, que pode ser transmitida também para humanos. Além disso, 14 das 40 entidades tradicionalistas de Santa Maria (filiadas ou não à 13 Região Tradicionalista) não podem realizar eventos. Ou falta alvará dos bombeiros ou falta alvará de localização da prefeitura (veja abaixo).
Cinco desfiles farroupilhas já foram cancelados na Região Central
Quatro cidades da Região Central (Caçapava do Sul, Cacequi, Júlio de Castilhos e Tupanciretã) cancelaram os desfiles por conta do mormo e, em Jaguari, o evento não terá equinos. Em Santana do Livramento, foi registrado ontem um caso da doença em humanos.
Leia outras notícias sobre o Desfile de 20 de Setembro
Segundo o coordenador da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), Ildo Wagner, por enquanto, a programação está mantida em Santa Maria com algumas mudanças. Uma delas é o local de distribuição da Chama Crioula às entidades. Tradicionalmente, ela ocorre no Altar Monumento do Parque da Medianeira. Neste ano, por medida preventiva e de controle dos animais, ela ocorrerá na Estância do Minuano. No local, só entrarão animais com a Guia de Trânsito Animal (que inclui exame com resultado negativo para o mormo). Cavalarianos que não tiverem a documentação receberão a chama a pé. Integrantes da 13ª RT estão trazendo a Chama do Chuí até o Coração do Rio Grande. Ao todo, serão 620 quilômetros a cavalo.
Outras alterações ainda podem ser definidas. Algumas entidades já adiantaram que não levarão cavalos para a Avenida Medianeira no 20 de Setembro. A decisão final da 13ª RT sobre a participação ou não dos animais no desfile será tomada nas próximas semanas, após reunião com a inspetoria veterinária.
Poderemos ter o cenário inverso do ano passado. Em 2014, desfilamos só com cavalos. Neste ano, poderemos ter somente o desfile temático (carros). É uma questão de saúde pública e não podemos facilitar disse Wagner.